segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bom dia!

Gostaria de compartilhar com vocês sobre uma atividade que realizei com uma aluna especial que tem Síndrome de Down chamada Letícia  A Letícia é linda, maravilhosa. Ela foi minha aluna no ano passado, e na época tinha quatro anos. Apesar de conseguir se fazer entender, ela não falava nada na escola. Para que ela se sentisse incluída em nossa rotina na sala de aula, que consistia numa roda de conversa nas segundas-feiras onde todos os alunos falavam como tinha sido seu final de semana, eu juntamente com a professora de AEE resolvemos criar um espaço na agenda dela de comunicação, onde sua mãe escreveria pra mim o que a Letícia fez no fim de semana. Essa iniciativa deu muito certo, pois quando formávamos a roda e os alunos começavam a se colocar, num dado momento quando eu perguntava pra ela como havia sido o seu, eu ia dizendo o que sua mãe havia contado para mim e ela ia, por meio de expressões faciais mostrando seus sentimentos. Balançava a cabeça, sorria, batia palmas, enfim, fazia gestos demonstrando que realmente o que eu estava falando foi o que aconteceu com ela. Lembro que certo final de semana sua cachorrinha sumiu, e sua mãe me contou isso (por meio da agenda). Na roda ela estava mesmo mais cabisbaixa, e quando perguntei sobre a Lola pra ela, seu olhar foi de tristeza. A cachorrinha acabou sendo encontrada, mas até que isto acontecesse, seu comportamento ficou diferente na escola. Ficou mais teimosa, emburrada, enfim, dava pra perceber que algo não estava bem. Se não tivesse este momento de recados na agenda, eu não saberia o que estava acontecendo e seria mais dificil pra mim e pra ela lidarmos com isso. Foi uma ideia bem legal e espero que sirva de modelo pra alguém que tenha as mesmas dificuldades com seus alunos.

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