terça-feira, 30 de abril de 2013

Tentando incluir...

Bom dia!
 
Mais uma vez cá estou eu falando um pouquinho sobre minha prática e minhas tentativas de inclusão/interação. Minha última postagem foi sobre uma aluna minha do ano passado. Hoje vou falar um pouquinho sobre minha aluna deste ano, a Mariani. A Mari é uma criança linda e fofa de cinco anos. Ela tem quatro cid's, que se referem de maneira geral a transtornos especificos de desenvolvimento. Venho fazendo algumas intervenções do inicio do ano pra cá para que ela se sinta incluída na nossa rotina, sem esquecer que as crianças também devem sentir que ela faz parte do grupo. Ela tinha um hábito muito arraigado de manusear o tempo todo revistas de ofertas como as de supermercado, avon e afins. Comecei a oferecer outros materiais para que ela pudesse manusear e perceber que há muito mais coisas no mundo. Além disso, acredito que para incluí-la na rotina da sala de aula de verdade, ela devia fazer o máximo de coisas possíveis junto com o grupo. A evolução dela diante desta minha proposta foi enorme. No início ela mal pegava num lápis de cor para desenhar. Hoje ela usa várias cores da caixa e além disso passou a usar os mesmos lápis que a turma (antes utilizava um giz mais grosso), deixando sua marca no papel e me entregando suas produções. Participa com grande interesse das rodas de história e música, e apesar de não falar demonstra claramente através de gestos sua satisfação nestas atividades. Quando não gosta de uma coisa também se faz entender muito bem. Acredito que o fato de falar com ela olhando nos olhos e perguntando o que ela quer, se ela gosta do que estou oferecendo e esperar por uma resposta dela são atitudes que a fazem sentir ouvida e integrante do grupo. Espero estar contribuindo com a evolução da minha querida aluna e ficarei grata em receber comentários sobre minhas práticas!!! Até mais! 

Um comentário:

  1. Karolina,
    parabéns! Tua prática demonstra que é uma pessoa comprometida com a educação inclusiva.
    Um forte abr@ço
    Formadora Lisete
    NIEE/UFRGS/UAB

    ResponderExcluir